É sem nenhuma dúvida que muitas pessoas confundam esse estranho animal com uma pedra, mas trata-se do Pyura chilensis.

animal-pedra-bioretro

Pyura chilensis, trata-se de um animal marinho pertencente ao filo Chordata que vive precisamente na costa rochosa do Chile e do Peru. Apesar do fato de que ele é completamente imóvel como uma rocha, ele ainda pode se alimentar por sucção na água e filtrar micro-organismos e é claro esse curioso animal sangra misteriosamente na verdade ele segrega um mineral raro chamado vanádio.

São comumente chamado de ascídias que são um grupo de animais marinhos que passam a maior parte de suas vidas ligadas a portos, rochas ou a parte inferior dos barcos.

[adrotate banner=”14″]

O processo de reprodução do Pyura chilenis é assexuado, ele é hermafrodita, com as gônadas de ambos um macho e uma fêmea, que pode liberar óvulos e espermatozoides simultaneamente para atender como uma nuvem fértil na água circundante. Se as colisões de esperma são bem sucedidos, eles vão produzir uma pequena prole de girinos que acabarão por se estabelecer em uma rocha a crescer na forma adulta.

animal-pedra-bioretro2

Eles são comuns no comércio do Chile para a culinária, poi a sua carne, que tem um sabor forte, é considerada muito saborosa, pode ser comida cru ou cozida. Geralmente é cortado em pequenos pedaços, e aromatizado com cebola, coentro e limão. Picado e cozido, serve como um elemento de muitos pratos, especialmente arroz, também pode ser frito e comido no pão.

animal-pedra-bioretro3

por: Thamires Rezende