Spiral Ilha II é realmente a segunda ilha artificial construída com plásticos pelo ambientalista Rishi de Sowa, usando mais de 100.000 garrafas PET.

Esse ambientalista construiu a primeira em 1998, perto de Puerto Aventuras, com 250 mil garrafas de plástico para mantê-lo à tona. Infelizmente, sua ilha reciclada foi destruída em 2005, quando o furacão Emily atravessou a área. A maior parte da sua ilha foi levada até a praia, mas Sowa decidiu construir uma nova ilha, em uma área mais segura.

[adrotate banner=”14″]

O papel que esse ambientalista desenvolveu além de ser incrivelmente criativo, foi além de ser só mais um projeto de construção diferente, ele ajudou a retirar do meio ambiente um tipo de resíduo que dura cerca de 400 anos para se decompor. E não é só a poluição visual que o lixo causa, fazendo a análise do ciclo de vida são considerados o consumo de recursos naturais e outras matérias primas, consumo de água e energia, emissões atmosféricas, geração de efluentes líquidos e geração de resíduos sólidos durante o processo de reciclagem dessas garrafas.

O Brasil contém mais de 5 mil municípios, mas somente 443 fazem a coleta seletiva e recicla 56%, mas a quantidade de garrafas jogadas no lixo ainda é grande, são mais de 100 mil toneladas por ano.

ilha-garrafas-pet-resíduo-design-bioretro

Com a ajuda de voluntários, Rishi Sowa reuniu cerca de 100 mil garrafas de plástico e construiu a sua segunda ilha reciclada em uma lagoa que oferece proteção contra o mau tempo. A nova ilha possui uma casa, praias, duas lagoas e uma cachoeira de energia solar. Segundo o criador da Ilha, ela tende a crescer ainda mais.

A construção da ilha atraiu voluntários a vir para o México e ajudar Sowa Rishi a melhorar a sua criação. Esperamos que esse exemplo também sirva de inspiração para nós brasileiros, onde de uma forma ou de outra também possamos contribuir para a reciclagem desse resíduo.

por: BioRetrô