Uma forma de dar um novo fim ao lixo produzido pela sociedade, inovação é a ideia principal desse projeto.
A arquitetura sustentável e inovadora da empresa Sussex BBM, foi a responsável pela “Waste House” ou Casa de Resíduos”, uma casa diferente cujo conceito foi trabalhado por um grupo formado por arquitetos em conjunto com vários alunos de graduação em arquitetura.
Essa casa de resíduos ou lixo, é uma casa que foi elaborada com esses estudantes e profissionais com uma visão tão evoluída do conceito lixo, que conseguiram ir longe da ideia de apenas reciclar ou reaproveitar materiais descartados, ou seja, viram que tanto resíduo poderia ser reutilizado de uma forma ou de outra e neste caso usaram o conhecimento para transformar o lixo em algo inimaginável, quem poderia pensar que tanto material descartado poderia fazer “nascer” uma casa?
Bom, é claro que não basta apenas pegar qualquer sobra encontrada jogada por aí e ir montando e pregando qualquer coisa, é um trabalho que exige selecionar objetos que poderão ganhar alguma utilidade ao decorrer da construção da casa.
Com paredes que são feitas de carpete e isoladas com lixo, os materiais que compõem a casa incluem mais de 20 mil escovas de dentes, 4.000 DVD’s, 2.000 disquetes e duas toneladas de sobras do tecido, a variação de materiais pode ser vista através de seções transparentes embutidas nas paredes. Suas propriedades de retenção de calor será medida ao longo dos próximos anos, por meio de sensores embutidos nas paredes.
Essa casa de lixo tem a intenção de mostrar o uso adequado de materiais descartados, o diretor da BBM, Duncan Baker explica que trata-se de provar que você pode construir algo com coisas de outras pessoas, e que você pode fazer uma construção permanente de lixo.
A Waste House servirá como espaço para oficina de design da Faculdade de Letras da Universidade do Reino Unido.
Quem quiser saber mais a respeito, é só procurar por BBM sustainable.
por: BioRetrô