A Casa De Botellas foi construída em Puerto Iguazu, na Argentina, pelos próprios membros da família, que usaram entre outros materiais 1.200 garrafas PET.
No total, foram utilizadas 1.200 garrafas plásticas, 1.300 embalagens Tetra Pak e 140 caixas de CD’s na construção da casa, bem como outras 320 PETs utilizadas na confecção dos móveis.
Apesar de não ser arquiteto nem engenheiro, o patriarca Alfredo Santa Cruz diz que desenhou a casa para ser acessível, simples e criativa nos mínimos detalhes. “Estamos cuidando do planeta de uma maneira diferente, desde a criação de soluções eficazes, até a gestão dos resíduos domésticos”, diz.
A estrutura da casa e toda a mobília foram feitas inteiramente de plástico. Além de ambientalmente correta, a escolha da garrafa PET tem fundamentos práticos, diz a família. Elas levam até 300 anos para se decompor, são mais resistentes e duráveis que o cimento, além de possuírem proteção térmica e acústica e serem menos inflamáveis que outros materiais, como a madeira.
Eles contam ainda que captaram todo o material da obra em sua própria coleta seletiva e nos lixos da vizinhança. “Estamos conscientes de que, idealmente, deveriam existir estações de tratamento de resíduos, já que a maioria desses elementos pode ser reciclada. Mas por qualquer motivo, isso não acontece na quantidade necessária para diminuir a quantidade de resíduos gerados todos os dias no mundo”, lembram.
Ao criar soluções práticas capazes de amenizar os problemas ambientais causados pelo homem, a Casa De Botellas tem servido de exemplo em muitos países, especialmente na América Latina. “Ela demonstra como um pouco de ‘engenhosidade criativa’ pode trazer positivas para a maneira como o ser humano interage com o meio ambiente”, completa Santa Cruz.
fonte: R/B
Tem 6 comentários no post
Ola, fiquei interessado em fazer essa casa de garrafa pet para moradores de rua, sou de uma ONG. Vcs poderiam me fornecer um email ou algum veiculo para contato?
Olá Augusto, tudo bem? Entre em Contato em [email protected]
tenho um pequeno terreno as margens de um acude e gostaria muito de construir uma barraca para passar os domingos. so que eu queria fazer o teto de garrafas pets, pode me dar uma ideia, nao sei como prende-las pra nao cair .
Bom dia, Maria!
Disponibilizamos o blog de onde você terá mais informações a respeito desse projeto no mesmo post onde você acompanhou a matéria, mas para facilitar para você, segue o endereço de onde você pode fazer contato e saber sobre mais informações aqui: www.rodrigobarba.com/blog
Obrigada pelo contato e tenha um ótimo dia verde!
Maravilhoso!
Simplesmente fantástica, eu não teria palavras pra expressar meu encantamento.............