É uma casa ou uma folha? Um projeto desenvolvido por arquitetos brasileiros em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, foi pensado com o objetivo de interagir os homens com a natureza.

frente-casa-sustentável-bioretro

É interessante unir o conceito de sofisticação e ecologia a uma casa diferente como essa, já que para sua construção foram utilizados materiais como madeira de florestas.

A ideia foi inspirada em arquiteturas brasileiras indígenas, onde o clima é quente e úmido. Os espaços livres da casa são os mais interessantes e o mais utilizados pelas visitas, pois a construção foi pensada de forma que o vento do mar entre e ventile todas as áreas, abertas ou fechadas. Seguindo assim o conceito de ecoeficiência low-tech estabelecido no projeto arquitetônico.

[adrotate banner=”14″]

“Nós entendemos a casa de praia como um meio de melhorar e tornar mais agradável a interação do homem com a natureza. Nunca separá-los totalmente”, afirma os arquitetos. Para seguir este ideal, os criadores do projeto preferiram não fazer corredores e deixar muita transparência e integração entre dentro e fora.

dentro-casa-bambu-ecologia-bioretro

O uso da vegetação, combinada com a piscina que atravessa a casa, garante um ar praiano e relaxante. Além disso, na varanda onde fica esta piscina há também redes de descanso.

A estrutura da cobertura foi feita de madeira laminada de eucalipto e o telhado de pequenas peças de madeira pinús. Ambas são espécies plantadas para reflorestamento e são usadas como matéria-prima consideradas renováveis por rapidamente chegarem ao ponto de serem colhidas.

casa-folha-ecológica-bioretro

O acabamento da casa é feito com ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo e tramas de bambu.

por: BioRetrô