E você teria coragem de comer um hambúrguer como este? Críticos afirmam que essa pode ser uma alternativa para o combate a fome do mundo.

hamburguer-laboratório

Será que essa também seria uma opção para quem não come carne? Uma alternativa menos agressiva aos animais? Entenda mais.

Cientistas holandeses utilizaram células retiradas de uma vaca para reconstituir os músculos de carne bovina, que foram combinados a outros ingredientes para fazer o hambúrguer. Eles dizem que a tecnologia poderia ser uma forma sustentável para suprir a crescente demanda por carne.

[adrotate banner=”14″]

Os cientistas tentaram recriar a carne, que inicialmente tinha a cor branca, da maneira mais autêntica possível, contam com a ajuda da professora Helen Breewood, que atua com Post nos estudos e vem tentando fazer com que o músculo criado em laboratório fique vermelho usando um composto existente na carne de verdade chamado mioglobina. “Se não se parece com a carne normal, se não tem gosto de uma carne normal, não se tornará viável”, afirma.

No momento, porém, este é um trabalho em progresso. O hambúrguer que desenvolveram por enquanto foi colorido com suco de beterraba. Os pesquisadores também adicionaram farinha de pão (ou farinha de rosca), caramelo e açafrão, que ajudam no sabor.

vaca-carne-alimento-laboratório-bioretro

“Vamos apresentar ao mundo o primeiro hambúrguer feito em laboratório a partir de células. Estamos fazendo isso porque a criação animais para abate não é uma boa opção para o meio ambiente, não vai suprir a demanda mundial (por comida) e também não é boa para os próprios animais”

Até o momento, os cientistas podem apenas produzir pequenos pedaços de carne por vez. Quantidades maiores iriam requerer um sistema circulatório para distribuir nutrientes e oxigênio.

por: BioRetrô