Uma ótima alternativa para conservação de alimentos de forma natural e sem o uso de energia elétrica.
Um dos maiores problemas do mundo, é o desperdício de alimentos, estima-se que 1,4 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos entre os consumidores dos países desenvolvidos e os problemas da cadeia de fornecimento no mundo em desenvolvimento.
Várias medidas são estudadas para minimizar esse desperdício, pois um dos problemas que pessoas de todo o mundo enfrentam é quando acaba a energia elétrica e muita gente tem prejuízos com os produtos que estragam na geladeira, pensando nisso, o genial inventor indiano Mansukhbhai Prajapati, famoso por seus objetos feitos de barro, inventou uma espécie de refrigerador capaz de conservar alimentos de uma forma natural.
Prajapati trabalha com o princípio da evaporação, que funciona da seguinte forma: a água das câmaras superiores do refrigerador de barro escorre pelo lado e se evapora, retirando o calor do interior, além de refrigerar alimentos, essa máquina também fornece água fresca com uma pequena torneira que fica na extremidade inferior da frente da câmara.
Na câmara inferior, duas prateleiras são fornecidas para armazenar os alimentos. A primeira prateleira pode ser usada para o armazenamento de vegetais, frutas e legumes, e a segunda prateleira pode ser usada para o armazenamento de leite fresco e outras bebidas. Essa engenhoca tem vários pontos positivos, são eles:
- Preserva melhor o sabor original de frutas e legumes;
- Boa alternativa para quem não pode arcar com um refrigerador convencional devido ao alto custo inicial e seu custo de manutenção; e
- Esse aparelho não requer qualquer tipo de manutenção.
Ideal para famílias que não possuem energia elétrica, moradores do campo e para quem quer uma alternativa para o caso de falta de energia.
por: BioRetrô