A luz em forma de flor que ajuda e alegra o ambiente de inúmeras famílias carentes da África.
Infelizmente, a energia elétrica em muitos lares é ainda um privilégio e não uma obrigação dos governantes para com os lares de muitas famílias, em algumas regiões da África por exemplo, muita gente ainda vive sem acesso à energia elétrica.
Nestes locais, a única fonte de luz é obtida através de lampiões de querosene, que são caros, inflamáveis e extremamente tóxicos. Felizmente existem pessoas com ideias brilhantes e que podem ajudar a quem não tem condições e nem quem olhe por eles. Exemplo dessas pessoas é o brilhante engenheiro Frederik Ottesen que desenvolveu uma lâmpada de LED portátil em formato de flor que é uma fonte alternativa de luz para às comunidades que ainda não contam com energia elétrica.
A lâmpada apelidada de Little Sun é recarregável com energia solar e de baixo custo, ela não é doada às famílias que vivem nestas comunidades, essa lâmpada é vendida pelos próprios moradores locais que vendem a preços acessíveis, o que garante geração de empregos.
Esse modelo de negócio funciona da seguinte forma; essa lâmpada é comercializada a preços populares na África e vendida em países da Europa e nos Estados Unidos com valores mais elevados. Isso permite que os lucros sejam investidos na criação de lojas em comunidades africanas.
Essa lâmpada já está presente em oito países da África, com 85 mil lâmpadas vendidas, já permitiu uma economia de US$ 1.520 bilhões em geração de energia (cerca de R$ 3,88 bilhões).
por: BioRetrô