Energia obtida a partir de esterco de animais em Israel.
Assim que entrar em plena operação, em alguns meses, a recém-inaugurada usina de biogás Be’er Tuviya, de Israel, reaproveitará os dejetos de 14 mil vacas, além de quase 15% dos dejetos de todas as fazendas de frango e laticínios do país. Todo o esterco será utilizado para gerar eletricidade, por meio de gás metano, para milhares de lares.
De propriedade da Eco Energy, a usina de Be’er Tuviya é a maior usina de biogás de Israel e está avaliada em $2,6 milhões. Inaugurada na última segunda-feira (4/3), a unidade terá capacidade para atender até seis mil lares, aliviando a congestionada rede elétrica israelense.
De acordo com a Câmara Regional de Be’er Tuviya, a unidade de biogás é de fundamental importância na preservação ambiental, pois vai evitar que os dejetos de gado e aves sejam despejados em rios, causando poluição, mau odor e atraindo moscas.
O esterco será coletado nas fazendas em todo o país e transportado em contêineres fechados. Depois de entregue na usina Be’er Tuviya, ele será pasteurizado e armazenado em tanques de concreto vedados para produzir gás metano. Dessa forma, será possível gerar eletricidade. Tudo o que sobrar poderá ser utilizado ainda como fertilizante.
Veja nesse vídeo o processo de preparação do biogás.
fonte: O eco
Tem 2 comentários no post
O sistema de Biogestor não é uma novidade, mas infelizmente pouco se investe nessa área que é uma excelente forma de geração de energia.Só não sei se é considerado energia limpa *.*
Olá Tedioso, sua opinião é muito importante para nós. Sim é verdade, não é uma área de grandes investimentos porque o sistema de armazenamento é complexo e possui um valor bastante elevado. E é sim uma energia limpa porque libera poucos gases causadores do efeito estufa.