Na Papua Nova Guiné, pássaros da família das Aves do paraíso, exibem a sua beleza em rituais de acasalamento bem fora do comum.

Cicinnurus respublica

Consideradas pelo célebre naturalista Alfred Russel Wallace como “os mais extraordinários e belos habitantes emplumados do planeta”, as Aves-do-paraíso, pois nenhuma das extraordinárias maravilhas naturais da Nova Guiné exerceu tanto fascínio aos cientistas Tim Laman e Edwin Scholes.

Pteridophora alberti

Espetáculos tão bizarros e fantásticos como os rituais de acasalamento dos machos da família Paradisaeidae, com certeza são únicos em qualquer parte do mundo. Como outros pássaros poderão competir com performances de plumas douradas, danças cômicas e em cores mais reluzentes que as de qualquer cor já conhecida, toda essa extravagância de formas e comportamentos tem um único objetivo: o de atrair a atenção do maior número possível de fêmeas.

Os cientistas estudaram por oito anos  e fizeram 18 expedições a fim de conhecer a vida desses pássaros maravilhosos e seus rituais de acasalamento, eles decidiram organizar um projeto para documentar todas as 39 espécies desse pássaro, e todas elas são encontradas apenas na Nova Guiné e em algumas áreas próximas, o resultado dessa pesquisa foi um livro com centenas de fotos e a gravação de mais de 50 vídeos, tudo para não deixar se perder tamanha perfeição de um universo animal ainda tão pouco conhecido.

por: BioRetrô