Os números impressionam e mostram o quanto a maior metrópole da América do sul deve rever sua política urbana.

são-paulo-puluição-bioretro

Em quanto instituições e órgãos públicos estão preocupados com o controle das mortes por meio de doenças patológicas se esquecem de combater sua principal causa, e uma causa anda se tornando a maior preocupação para a maior capital brasileira, a poluição.

são-paulo-puluição-bioretro2

Com uma população de 20 milhões de pessoas, a capital brasileira e maior da América do sul conta hoje com a maior frota de veículos do país, com mais de 7 milhões de carros, o que dá mais de 1 carro para cada 3 pessoas, um incrível número que preocupa tanto para a mobilidade urbana quanto para a saúde populacional.

Isso porque foi constatado que São Paulo possui uma qualidade do ar abaixo da exigida pela Organização Mundial da Saúde, com uma média de 20 a 25 microgramas por metro cúbico, um número preocupante para a saúde pública. Preocupação essa que foi constatada pelo estudo realizado pelo Instituto de Saúde e Sustentabilidade que comprovou que a poluição do ar foi responsável por 4.655 mortes em 2011.

são-paulo-puluição-bioretro4

Esse número é incrivelmente maior que mortes com câncer, HIV e acidentes de trânsito juntos, que nos faz a pensar o porque não reavaliar a política urbana de transporte, incentivando a indústria automobilística a produzir veículos com eliminação zero de poluentes.

por: BioRetrô