O mar é o responsável para uma boa parte da biodiversidade em nosso planeta, e vai muito além o mar é o real pulmão do planeta, saiba como.
Hoje dia 08 de Outubro é dia Nacional do Mar.
Muitos não sabem mas existe diferença entre mar e oceano. A definições entre eles são bastante parecidas, portanto, é possível entender que muitas pessoas utilizem os termos para designar a mesma coisa. As diferenças não são grandes, veja quais são.
Diferença entre mar e oceano
O nosso planeta é envolta de uma enorme quantidade de água salina. Essa água divide-se em oceanos e mares que correspondem a cerca de 70% da área do planeta.
As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um onde o oceano tem como caractéristica é a sua extensão e a profundida que são bem maiores que o mar.
A diferença é maior no que se trata da extensão, como por exemplo, o menor dos oceanos tem uma superfície de 73 milhões de quilômetros quadrados, enquanto o maior mar tem a superfíce de 3,6 milhões quilômetros quadrados.
O que são os oceanos?
São massas de água salgada que cobrem quase três quartos da superfície da Terra, que são divididos por continentes. Sua profundidade é tão grande que o homem ainda não conseguiu ainda explorar a sua parte mais profunda. Existem cinco oceanos:
- Oceano Pacífico
É o maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania.
- Oceano Atlântico
Corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África.
- Oceano Índico
Está entre o terceiro maior oceano do mundo, que banhando o sul do continente asiático.
- Oceano Glacial Ártico
Que corresponde às aguas que rodeia o Círculo Polar Ártico. Alguns estudiosos não o consideram como oceano, alegando que é pouco profundo e não é muito extenso.
Oceano Glacial Antártico: Está situado no Círculo Polar Antártico. A classificação desse como oceano é discutida até hoje por alguns cientistas, oceanógrafos e geógrafos por considerarem que esse oceano é uma extensão dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
O que são os mares?
São massas de água de baixa extensão se comparados aos oceanos que são delimitados pelos continentes, Os mares são, na verdade, uma parte do oceano que é cercada por terra. As características de salinidade, temperatura e de cor diferem-se das dos oceanos.
São exemplos de mares:
- Mar Mediterrâneo
- Mar Cáspio
- Mar Vermelho
- Mar da China Oriental
- Mar do Caribe
Ao redor do mundo é possível encontrar vários mares, independente da região. Mais comuns na Europa e Ásia, e podem ser classificados como:
- Mar aberto
Possui ligação direta com o oceano, limitada apenas por uma porção de terra. Exemplo: Mar do Norte
- Mar interior
Possui ligação restrita com o oceano, ligando-se a ele por meio de estreitos. Exemplo: Mar Vermelho
- Mar fechado
Não possui ligação com o oceano, sendo portanto restrito e delimitado por porção de terra. Exemplo: Mar Cáspio
Curiosidade.
1. A maior parte do oxigénio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas?
2. A área dos oceanos equivale a cerca de 70% da superfície da Terra?
3. A área mais profunda dos oceanos é conhecida como a ‘Fossa das Marianas’ e fica no Oceano Pacífico. O ponto mais profundo fica a 11 km de profundidade.
4. Se o a região do Ártico e da Antártida derretenssem, aumentaria o nível médio do mar por volta de 66 metros, com consequências devastadoras para as zonas costeiras continentais.
5. A maior cadeia de montanhas do mundo fica no oceano Atlântico e se encontra submersa. Conhecida como ‘dorsal mesoatlântica’ ou ‘crista oceânica do Atlântico’, também referida pelo acrónimo DMA (ou MAR, do inglês: Mid-Atlantic Ridge), é uma cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico.