Um animal muito bonito mas que por sua “aparência” causa uma certa aversão, a Atheris squamigera, uma cobra pouco conhecida, mas por ser tão magnífica vale a pena sabermos mais a respeito.
Víbora pequena e delgada (Comprimento até 35 cm), com a cabeça bem distinta, revestida de pequenas escamas e cauda longa. Olhos grandes, com pupila vertical. Coloração harmônica: por cima verde-oliva, com ou sem manchas, negras ou amareladas; por baixo, clara, verde ou amarela.
Possui uma dentadura solenoglifodonte, ou seja, quando tem dentes longos, recurvados e dotados de canais internos, na região anterior do maxilar superior. Venenosa mas pouco agressiva. Se alimenta de pequenos Mamíferos, como camundongos.
A coloração é constante em algumas populações, mas variável em outras. A cor dorsal varia do verde-salva ou verde claro até ao verde-escuro, azulado, oliva castanho-oliva escuro. Raramente podem ser encontrados espécimes que são amarelos, avermelhados ou cinza-escuro.
Pode ser encontrada sobretudo na floresta tropical, na África ocidental e central. Prefere arbustos densos e rasteiros. É realmente um animal incomparável.
fonte: triplov