Cientistas procuravam a espécie gigante de tarântula que desde 2009 havia desaparecido da região ao norte do Sri Lanka.
A espécie foi descoberta pela equipe de cientistas da agência de Biodiversidade, Educação e Pesquisa do país e traz marcas amareladas em suas pernas, de assustadores 20 cm de comprimento, e uma tarja rosada em seu corpo.
A espécie foi nomeada Poecilotheria rajaei, em uma homenagem a Michael Rajakumar Purajah, oficial da polícia local que ajudou os cientistas a atravessarem selvas extremamente perigosas, a fim de localizar a aranha.
Os cientistas encontraram a tarântula pela primeira vez em 2009, quando moradores do norte do Sri Lanka mataram um animal e entregaram seu cadáver para estudos. A partir disso, os pesquisadores passaram a procurar o animal em seu habitat.
A missão não era de apenas coletar mais aranhas, mas eles precisavam especificamente de uma Poecilotheria rajaei fêmea e de pouca idade. No entanto, segundo Ranil Nanayakkara, chefe da equipe de pesquisas, os animais são muito raros.
Segundo ele, cascas velhas de árvores formam o ambiente perfeito para essa espécie. No entanto, com o desmatamento na região, os animais estão buscando abrigos em casas e prédios antigos.
Embora a Poecilotheria rajaei seja extremamente venenosa, ela não chega a ser letal para humanos. No entanto, ela é capaz de aniquilar alguns animais como ratos, pássaros, lagartos e cobras de pequeno porte.
fonte: tn
Tem 1 comentário no post
Tanta coisa pra eles descobrirem e encontram mais um bicho pra assustar a gente. Rsrs.