A FIA, Federação Internacional de Automobilismo criou a “Fórmula E“, uma competição que terá exclusivamente carros elétricos e será realizada em 2014.

carro-corrida-bioretro1

As corridas convencionais de F1 sem dúvida proporcionam muita adrenalina entre os que curtem esse tipo de esporte e os carros elétricos prometem oferecer a mesma sensação mas com um toque ecológico, isso será possível graças a um grupo de investidores espanhóis, com apoio de empresários da Inglaterra, que investirão 50 milhões de euros na nova categoria, a estrear em 2014.

A primeira temporada tem a previsão de 20 carros, com 10 times de dois pilotos. A previsão é de que dez Grandes Prêmios ocorram no ano inaugural, com corridas em todos os continentes (sendo a maioria na Europa). Uma prova no Rio de Janeiro também está prevista.

O presidente da FIA, o francês Jean Todt, afirmou: “Estes novos eventos vão proporcionar um grande engajamento das gerações mais jovens. Esta série espetacular vai oferecer tanto entretenimento quanto a oportunidade de compartilhar os valores da FIA em larga escala, como energia limpa, mobilidade e sustentabilidade”

corrida-elétrico-carro-bioretro

O protótipo, chamado “Formulec EF01“, tem baterias que duram 15 a 20 minutos. Como as corridas terão uma hora de duração, teremos um pit-stop obrigatório para a troca dos carros (que serão recarregados enquanto o outro continuará nas provas).

Existiu anteriormente uma vontade por parte de pessoas ligadas à FIA de trazer motores elétricos para a própria Formula 1, já que eles possuem emissão zero de carbono no ar, algo que os torna muito mais ecologicamente corretos. Essa ideia, no entanto, foi descartada por medo de que a categoria perdesse a sua emoção característica, sendo o ronco dos motores um dos principais fatores nessa decisão.

por: BioRetrô