Um caso de mimetismo da mosca de frutas Goniurellia tridens, que possui formigas desenhadas em ambas asas.
Sabe o que é mimetismo? Trata-se da capacidade que um animal tem em reproduzir alguma ou várias características de um outro animal, isso pode proporcionar a ele uma vantagem para se camuflar ou confundir predadores. O caso que vamos ver agora é um caso muito claro de mimetismo, segundo a Dra. Brigitte Howarth que é especialista na Universidade Zayed e quem primeiro descobriu nos Emirados Árabes Unidos, uma espécie de mosca que tem formigas ou aranhas tatuadas nas asas e é conhecida desde 1910, essa espécie encontra-se próximo ao Oriente Médio e Ásia. Só nos Emirados Árabes Unidos, 27 imagens dessa espécie são conhecidas. Algumas têm asas que carregam formas simples, mas outras espécies como a Goniurellia tridens, tem imagens muito mais complexas.
A Dra. Howarth viu pela primeira vez a mosca diferente em um arbusto no norte de Omã. “Eu estava olhando para o caule das folhas e notei que havia alguns insetos rastejando ao redor. Comecei a perceber um inseto diferente e pensei que era um par de formigas que se deslocavam ao redor da planta, pensei que fossem formigas em cima das asas da mosca, mas era tão simétrico que eu pensei, “Oh isso não é possível!”. Quando olhei com um microscópio, percebi que eram insetos pintados sobre as asas”.
Em contraste com suas asas e olhos verdes brilhantes, o corpo da mosca é um cinza esverdeado opaco, “quase enigmaticamente colorido”, diz a Dra. Howarth, que combina com as folhas onde se encontra. Mas por que as marcas de formigas? Bom, quando ameaçada, a mosca pisca suas asas para dar a aparência de formigas andando para trás e para frente. O predador fica confuso e se afasta dali.
A “tatuagem” nas asas da mosca confunde algumas aranhas que iriam atacá-la, pois as marcas das asas também se parecem com aranhas e uma aranha notando a semelhança pode desistir do ataque imaginando que seria uma outra da mesma espécie que a sua, permitindo que a mosca ganhe tempo para fugir.
por: BioRetrô
Tem 1 comentário no post
Esse artigo e muito interessante tenho certeza que minha prof vai adorar meu dever