Uma planta simplesmente fantástica! Com características muito diferentes de qualquer outra planta porque ela pode “andar”.

planta-anda-bioretro

Essa é a incrível Socratea exorrhiza, que chega a medir até 20 metros de altura, com tronco entre 10 e 18 centímetros de diâmetro. Possui raízes aéreas e bem espaçadas, chegando a atingir facilmente 2 metros de comprimento. As folhas lembram uma pena ou pluma. Já as flores apresentam a tonalidade branco esverdeada e os frutos, quando maduros, são amarelo avermelhados.

[adrotate banner=”14″]

Ela muda de lugar se quiser, para se adaptar e até sair debaixo de uma outra árvore à procura de sol. Segundo especialistas, as impressionantes raízes da palmeira andante podem ter surgido de uma adaptação ao alagamento, mas não há evidências à respeito. Então, varias funções alternativas têm sido debatidas e sugeridas ao longo dos anos, algumas delas são de que as raízes permitem à palmeira “andar” para longe do ponto de germinação se outra árvore cair sobre a muda ou quando suas raízes vão apodrecendo ela simplesmente desenvolve novas raízes escolhendo novos lugares para crescer e é por isso que a Socratea exorrhiz chega quase a caminhar.

Suas raízes dão maior estabilização para que ela cresça mais alto e mais rapidamente do que se ela não as possuísse. É incrível a ideia de que a palmeira andante pode crescer o bastante para alcançar luz sem ter de aumentar o diâmetro do tronco, e suas raízes atingem 2m. Pode também investir menos em biomassa nas raízes subterrâneas, o que significa deixar mais energia para ser usada no crescimento acima do solo.

anda-lugar-palmeira-biretro

Esta palmeira é conhecida também por outros nomes populares, como castiçal, baxiúba, paxiuba, zancona e bombom.

Oriunda da América do Sul ela é mais comum na Amazônia e no Mato Grosso, mas curiosamente cresce em vários habitats. O mais comum deles é a floresta tropical úmida. Tanto que uma de suas características peculiares são as raízes, que se adaptam tanto em áreas inundadas como em terra firme.

Por conta da resistência de sua madeira, ela é usada como ripa em construções rústicas e também na confecção de caravelas e bengalas. É ainda bastante ornamental e seus frutos muito apreciados pelas aves em geral.

Por: BioRetrô