Veja a melhor forma de evitar e tratar a Sarna humana no Litoral.

Mais conhecida popularmente como Sarna Humana ou Pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes Scabiei.

É uma infecção contagiosa causada por um parasita que é visto apenas por microscópio, ele se alimenta de nossa pele e após procriarem os ovos ficam alojados nos poros da pele até maturarem, vivendo em média de 30 a 60 dias no corpo humano.

Os sintomas principais é a coceira intensa que, principalmente à noite, que pode ferir a pele. A princípio, pequenos vergões vermelhos aparecem e, quando está em um estágio mais avançado, é possível observar a presença de crostas ou escamas.

Eles ficam alojados nas dobras do corpo como: entre os dedos, pulsos, cotovelos, glúteos, seios e inclusive nas partes íntimas.

 

Como evitar.

Esse parasita pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo entre pessoas, como casas ou creches e até compartilhamento de objetos pessoais como colchão e públicos como banco de praças, aparelhos de atividade ao ar livre e cadeiras.

Evite compartilha objetos de cunho pessoal como camisas, lençóis e evite usar objeto públicos como cadeira e brinquedos ao ar livre. Lave bem seus objetos, roupas e higienize seu corpo.

 

Como acabar.

Antes de mais nada é necessário buscar a ajuda de um médico dermatologista, mas existe alguns remédios conhecido que e alguns produtos caseiros para combater a sarna no corpo, são eles:

 

Remédios farmacêuticos

 

Permetrina:

É um creme encontrado em farmácias que deve ser passado na pele que elimina o ácaro e seus ovos. Pode ser usado em adultos, grávidas e crianças com mais de 2 anos;

Crotamiton:

Pode ser adquirida em forma de creme ou loção que deve ser aplicado diariamente na pele. Não deve ser usado por grávidas ou mulheres a amamentar;

Ivermectina:

É um comprimido que fortalece o sistema imune e ajuda a eliminar o ácaro. Não deve ser utilizado por grávidas, mulheres a amamentar ou crianças com menos de 15 Kg.

 

 

Remédios caseiros

Essa dica não substitui a manipulação dos remédios para o tratamento farmacêutico, é apenas para aliviar certos incômodos causados pela sarna. No entanto, tudo vai depender do caso e das recomendações do seu médico.

1. Aloe vera

Graças às suas propriedades, o aloe vera é um ótivo aliviador das coceiras causadas pela sarna ajudando também na desinflamação e cicatrizar a região afetada.

Ingredientes:

  • Gel de aloe vera

Procedimento:
Lave muito bem a região afetada e depois aplique o gel de aloe vera e espere 30 minutos.
Depois do tempo indicado, enxágue com água fria.
Repita o procedimento 2 vezes ao dia ou quando o sintomas voltar.

 

2. Vinagre branco e álcool

Não há evidências que comprovem a segurança e a eficácia do vinagre branco contra a sarna mas popularmente tem sido usado como um remédio alternativo para aliviar desconfortos como a coceira e a irritação.

Ingredientes:

  • ½ xícara de vinagre branco (125 ml)
  • ½ xícara de álcool (125 ml)

Procedimento:
Primeiramente, misture as quantidades de água e vinagre em um recipiente e com ajuda de um tecido ou algodão aplique sobre a região afetada, após esse procedimento espere 15 minutos e enxágue com água morna.
Repita a aplicação 3 vezes ao dia durante 15 dias ou quando o sintomas voltar.

3 – Azeite de oliva

Um excelente remédio caseiro para a escabiose é a aplicação do azeite de oliva na região afetada, pois o azeite vai acalmar e hidratar a pele, aliviando a coceira que a sarna causa.

Ingredientes:

  • Azeite de oliva.

Modo de preparo:

Aqueça o axeite até ficar morno e aplique na região afetada massageando com o auxílio de um tecido ou algodão algumas vezes ao dia. Evite aplicar o azeite sobre regiões da pele em ferida.