O alecrim in natura contém propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, utilizado muito para problemas digestivos e tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.

O nome do alecrim ou (Rosmarinus), deriva do latim e significa orvalho do mar, a sua descoberta foi feita pelos romanos na Costa do Mar Mediterrâneo.

Seus benefícios são diversos assim como seu uso, a erva é considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas, podendo ser comprada em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, não tendo qualquer restrições pelos órgãos de saúde pública.

 

Vamos enumerar algumas propriedades benéfica para seu corpo quando se ingere o alecrim.

 

1 – Ajuda o sistema nervoso

O alecrim trás benefícios para o cérebro como melhora da memória, da concentração e do raciocínio, e ajudar a prevenir e tratar problemas como depressão, estresse e ansiedade, por reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade.

Essa erva pode inclusive atenuar a Esclerose Múltipla, por reduzir a perda de memória, estimulando o cérebro.

Embora tenha vários benefícios, o alecrim não deve ser utilizado por quem sofre com epilepsia segundo alguns estudos.

 

2 – Melhorar o sistema digestivo

O alecrim contribui com saúde do sistema digestivo por reduzir a produção de gases e que aliviam problemas como azia, diarreia e constipação.

Além disso, por ter propriedades antibacterianas, o alecrim contribui com a eliminação de problemas gastrico causado pela bactéria H. Pylori.

 

3 – Combate problemas respiratórios

O alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

4 – Reduz a pressão arterial

A erva é também muito usada para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

 

5 – Alivia dores reumáticas e contusões

Com composição anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar dores de problemas como reumatismo e contusões, você pode aliviar as dores com uma compressa de alecrim. Podendo ser aplicado in natura ou o óleo essencial.

6 – Fortalece o sistema imunológico

O alecrim é rico em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o corpo contra infecções e também contribui  com a saúde da pele.

 

Além disso, os antioxidantes contidos no alecrim, também previnem as irregularidades do sistema celular, como as que desencadeiam o surgimento do câncer.

 

7 – Benefícios do alecrim no cabelo

O alecrim é uma fonte natural de fibras, cálcio, ferro, magnésio, zinco, potássio, taninos, ácido rosmarínico, rosmaricina, folatos, tiamina, riboflavina, vitaminas A, C e B6, composições que tem ação adstringente (controle da oleosidade), e promove uma irrigação capilar no couro cabeludo, com uma ação nutritiva nos folículos capilares, que contribui a reduzir a oleosidade, melhor a  textura, o brilho natural e o crescimento capilar, para melhores resultados de fazer a aplicação da erva com outros produtos.

Como usar o Alecrim

As partes usadas do alecrim para tratamentos são suas folhas, que podem ser usadas para temperar os alimentos e as flores para fazer chá e banhos.

Normalmente para combater problemas internos do corpo se deve consumir o chá, para fazer você deve colocar 4 g de folhas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar o alecrim e beber 3 xícaras por dia, após as refeições.

 

Para o alecrim atuar em problemas externos como contusões, deve ser feito por banho ou compressa, que vc deve fazer colocando 50g de Alecrim em 1 litro de água fervente, tampar, deixar repousar por 30 minutos e coar. Depois utilizar esta água durante o banho ou com compressas.

 

O Óleo essencial de alecrim deve ser usado em tratamentos de aromaterapia para problemas respiratórios e neurais.

 

 

O uso do alecrim deve ser feito com cuidado nunca administrado em mulheres grávidas e que estejam amamentando, para pessoas com histórico de convulsões e com dificuldades para coagular o sangue ou que usem medicamentos como aspirina.