Uma biblioteca na cidade de Basalto no Colorado inovou na forma de atrair as pessoas para ler os seus livros, ao alugar um livro você ganha um pacote de sementes.
Apesar do frio e da neve, alguns sinais da primavera estão começando a romper, no Colorado. A biblioteca pública na pequena cidade de Basalto está tentando um experimento: além de empréstimo de livros, os moradores podem agora ganhar sementes.
Essa é uma forma de incentivar o retorno das pessoas às bibliotecas, já que em um mundo tão digital, essa concorrência dos aparelhos eletrônicos com os livros torna-se desleal, devido à praticidade que os primeiros proporcionam.
Funciona assim: quando uma pessoa pega qualquer livro para ler, por exemplo, um livro sobre coelhos, esse leitor logo percebe que há um pacotinho com sementes de cenoura, um dos pratos prefridos dos coelhos, bem embaixo desses livros, com nomes bastantes variados e por isso chamativos, como “atômico vermelho” e “roxo cósmicos”.
Você leva essas sementes, planta e quando crescem as frutas e legumes, você pega as novas sementes maiores e melhores e retorna com essas sementes para a biblioteca, podendo assim emprestá-las a outros.
Essa é uma grande jogada, já que os solos dessa cidade nessa época do ano, são muito secos e salinos, o que impede que o plantio seja farto, sem contar com as pragas que atacam as plantas, e sem dúvida essa alternativa pode ser mais que viável para garantir a colheita de bons frutos.
Tem 1 comentário no post
Bem bacana, as bibliotecas daqui poderiam fazer a mesma coisa como forma de incentivo, já que hoje em dia muita gente se esquece do quanto é bom ler um livro, e o quanto a leitura é importante na vida de alguém.