Uma planta com propriedades incomuns a quaisquer outros tipos de vegetais, proibida para o uso em bebidas desde 2011, ainda é muito usada em cosméticos.

babosa-aloe-vera-bioretro1

Conhecida também como babosa, lírio do deserto e até mesmo planta da imortalidade,  a Aloe Vera, seu nome científico, foi proibida pela ANVISA desde 2011, segundo a resolução, seu uso é regulamentado apenas como aditivo, com função de aromatizar alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido. Nos EUA, o órgão que controla os remédios (USFDA), já proibiu a venda de laxantes que utilizam as propriedades da planta. A verdade é que se todos realmente conhecessem os benefícios da babosa, como é conhecida aqui no Brasil, sem dúvidas iriam querer uma hortinha com algumas plantas em casa. A babosa é conhecida principalmente pelos mais velhos, que já a usavam em algumas aplicações domésticas, como o seu uso para o tratamento dos cabelos.  Alguns deles são:

  • Contra pedras nos rins;
  • Interrupção do crescimento de tumores;
  • Ajudar na circulação sanguínea;
  • Aliviar as dores da artrite;
  • Ajudar a interromper o câncer do cólon, tratando dos intestinos e lubrificando o trato digestivo como um bálsamo.

babosa-aloe-vera-bioretro

Esses são apenas alguns de seus milagrosos benefícios, essa planta extraordinária  já foi muito utilizada por civilizações antigas. A babosa era transportada pelos soldados do exército de Alexandre o Grande para ser utilizada como medicamento de primeiro socorros. Aplicada em ferimentos nas batalhas, acelerava em muito o processo de cicatrização. Existem também registros da Aloe sendo utilizada como medicamento na frota de Cristóvão Colombo e em outras das Grandes Navegações. A Aloe é tida pelos historiadores como sendo o grande segredo de beleza de Cleópatra, lendária musa do Egito Antigo que encantava a todos por sua pele radiante.

E você o que acha? Não se têm provas de que ela realmente seja prejudicial, mas por também não ter provas de seus benefícios, seu consumo é proibido.

por: BioRetrô