Bom, para começar você sabe o que é um alimento transgênico? E sabia que nós comemos pelo menos 5 tipos desses alimentos quase todos os dias? Se ainda não sabe, confira agora na matéria.
Primeiramente transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs), são aqueles que possuem um gene de um ser vivo inserido em seu código genético, para alterar uma determinada caractérística em seu organismo, vários produtos GM já estão nos supermercados, um fato que pode ter escapado a muitos consumidores – apesar da (discreta) rotulagem obrigatória, no Brasil e na UE, de produtos com até 1% de componentes transgênicos.
Os transgênicos ainda levantam muitas polêmicas quanto ao risco de se comer um alimento que possui características vindas de um outro ser, como também o que o consumo desse alimento pode trazer a longo prazo.
Confira agora os 5 principais alimentos que comemos e nem sequer sabíamos que se tratasse de um Transgênico.
MILHO
Com as variantes transgênicas respondendo por mais de 85% das atuais lavouras do produto no Brasil e nos Estados Unidos, não é de se espantar que a pipoca consumida no cinema, por exemplo, venha de um tipo de milho que recebeu, em laboratório, um gene para torná-lo tolerante a herbicida, ou um gene para deixá-lo resistente a insetos, ou ambos. Dezoito variantes de milho geneticamente modificado foram autorizadas pelo CTNBio, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que aprova os pedidos de comercialização de OGMs.
ÓLEO DE COZINHA
Os óleos extraídos de soja, milho e algodão, os três campeões entre as culturas geneticamente modificadas.

SOJA
No mundo todo, o grosso da soja transgênica, vai direto para a alimentação dos animais, o seu subproduto que é o óleo, é o que consumimos e há ainda o leite de soja, tofu e bebidas de frutas, todos possuem proteínas transgênicas, a não ser que tenha vindo de uma soja não transgênica.
ABOBRINHA
Seis variedades de abobrinha resistentes a três tipos de vírus são plantadas e comercializadas nos Estados Unidos e Canada. Ela não é vendida no Brasil ou na Europa.
FEIJÃO
A Empresa Brasileira para Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conseguiu em 2011 a aprovação na CTNBio para o cultivo comercial de uma variedade de feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, tido como o maior inimigo dessa cultura no país e na América do Sul. As sementes devem ser distribuídas aos produtores brasileiros – livre de royalties – em 2014, o que pode ajudar o país a se tornar autossuficiente no setor. É o primeiro produto geneticamente modificado desenvolvido por uma instituição pública brasileira.
Transgênicos ganham força no Brasil, (vídeo):
Tem 25 comentários no post
Deixar de comer alimentos transgênicos não vai servir mais de protesto porque vão tirar o simbolo de alimentos transgênicos e não saberemos mais quais são. Temos que lutar por uma coisa muito maior, o poder econômico das empresas estão dominando nosso poder político através principalmente de lobistas e políticos que recebem patrocínios dessas empresas como a Monsanto para representa-las. O problema é político, temos que nos representar em Brasília, exigindo nossos direitos e votar certo. Como? Pesquise profundamente sobre seu candidato!
A MAIORIA DOS ALIMENTOS NA PRATELEIRAS DOS SUPERMECADOS SÃO TRANSGENICOS INFELIZMENTE.O OLEO LEV NAO ERA TRANS AGORA É.OU FICAMOS A MERCE DO SISTEMA OU MORREMOS DE FOME?
A imposição do consumo dos transgênicos está ligada a "um plano global de domínio". Começou com a migração rural, a perda do poder sobre os itens de sobrevivência para quem mora nas cidades, a introdução de vastas monoculturas, etc, até que a população chegue a um ponto que não há mais alternativas. Tem que consumir transgênicos, então: 1º) o agricultor que, antes, tinha a semente de graça guardada da safra anterior, agora precisa comprar da multinacional. 2º) Agora precisa comprar o pesticida para a coisa funcionar. 3º) A indústria farmacêutica agradecerá muito porque surgirão muitas doenças que darão muito lucro.
Na Europa, uma cultura muito antiga e inteligente, os transgênicos são proibidos
O fato é o seguinte: VOU PASSAR A NÃO CONSUMIR MAIS NENHUM DESSES ALIMENTOS!!! Ninguém pode me obrigar consumir qualquer coisa que eu não tenha o direito de saber antes o que é. Não sabemos como irá reagir em nosso organismo o consumo periódico daqui 10, 20, ou 30 anos dessas "coisas" . Jamais vou dar lucro a pessoas que podem estar me prejudicando e pior ainda, sem me avisar. EXIJO O DIREITO DE TER OPÇÃO DE ESCOLHER ENTRE ESSAS "COISAS" E UMA ALIMENTO COMPROVADAMENTE SAUDÁVEL!!!
As grandes multinacionais produtoras de alimentos transgênicos (tais como a Monsanto, a Dupont e a Syngenta) defendem-se afirmando que variedades que elas distribuem por todo o mundo diminuem o uso de pesticidas, além do que os frutos, sementes e folhagens transgênicos serem mais abundantes, possibilitando a diminuição da fome no planeta, além de melhorarem a situação econômica dos pequenos e médios agricultores.
Os que defendem um controle rigorosíssimo da disseminação dos Organismos Geneticamente Modificados (MGO, em inglês), ressaltam algumas evidências que estão sendo estudadas seriamente. Vejamos alguns “poréns” quanto aos alimentos transgênicos: existe a possibilidade de esses alimentos diminuírem ou anularem o efeito de antibióticos no organismo humano (lembrando que em muitos deles são utilizados genes bacterianos); a de se perder o controle sobre os indivíduos vegetais originais e os transgênicos, podendo causar impactos inestimáveis em toda a biodiversidade, como adição de novos genótipos, eliminação de espécies, exposição de indivíduos a novas doenças, redução da diversidade genética e interrupção da reciclagem de nutrientes e energia.
Também temos mais agravantes: ocorrências de alergias, intolerâncias alimentares e outros problemas fisiológicos (o jornal britânico The Independent divulgou que uma das multinacionais acima citadas havia realizado uma pesquisa que apontava que ratos alimentados com uma dieta rica em milho geneticamente modificado desenvolveram rins menores e alterações em seu sangue); eliminação ou afastamento de polinizadores (abelhas, vespas, besouros, beija-flores etc.); e a possível monopolização da agricultura nas mãos de grandes empresas, prejudicando a agricultura familiar.
nem os bichos comem transgenicos ... plantaçoes organicas estao sendo devoradas pela fome animal! so isso basta pra saber que transgenia de laboratoria NAO ERAS!!!
Infelizmente, os estudos feitos para aprovação dos transgênicos pelo CTNBio são feitos pela própria empresa e sempre de curto prazo. É sabido que os estudos são de curto prazo e não são muito rígidos, muitas vezes omitindo resultados negativos.
Já os estudos que se atreveram a apresentar resultados negativos foram massacrados pela mídia e órgãos governamentais, ambos pelo lobby gigantesco da indústria dos transgênicos:
http://www.noticiasnaturais.com/tag/transgenicos/
eu tambem estou deixando de comer veneno , hoje em dia , so se ouve falar que alguem morreu de cancer , ninguem morre de nenhuma outra doença , so cancer , que nada mais é que uma mutação das celulas , com certeza é o que comemos , nao como mais arroz branco que possui parafina , é isso mesmo "vela" isso é um absurdo , eles querem encontrar cura para doenças era mais facil eles pararem de criar as doenças, trangenico aquilo que eu souber , não entra na minha casa , deviamos protestar sobre isso , eu tenho esofagite e passava mal todos os dias quando comia , ai ia no medico ele me dizia que tinha que tirar o chocolate refrigerante cafe frituras etc , eu sempre fui naturalista nao como frituras nao gosto de cafe e refrigerante a unica coisa que gosto é o chocolate e eu falava eu posso comer um kilo de chocolate que nao sinto nada , mas nao posso comer uma colher de arroz que parece que meu estomago vai explodir , e eles nao faziam nada ,cheguei pensar que era alergica a arroz e feijão , ate que descobrir que tinha parafina no arroz e passei a camer integral , estou curada do empanchamento .
Leiam um excelente documentário sobre trangenicos O Mundo segundo a Monsanto e depois me digam se os trangenicos não causam concequencias a todos nós.
Tempos atrás, eu fazia meu leite de soja em casa e era muito bom. Após uns anos recomecei a fazer o leite e comecei a ter muitas tonturas a qualquer hora do dia ou situação. Até quando eu estava atravessando a rua me dava uma tontura forte de repente.Me dava muito mal estar, até que resolvi fazer uma experiência. Fiz leite de soja e me dava tontura. parei de fazer e não me dava. fiz esta experiência mais duas vezes até qe percebi que o problema estava na soja. Não uso mais e não tenho mais esta tontura. Procuro o máximo possível usar produtos sem ser transgênicos..
Obrigada por sua declaração, Silvia. O que queremos é alertar mesmo os nossos usuários para que evitem alimentos geneticamente modificados, eles têm sim pontos positivos mas mas têm também os pontos negativos, existem pessoas, deve ser o seu caso, que possuem reações alérgicas a alguns tipos de transgênicos.
Tb deixamos de comprar produtos a base de milho e soja transgenicos, por hora a opção é nossa maior arma. Os alimentos geneticamente modificados fazem mal a saude sim e o modelo de monopólio é a forma mais baixa de terrorismo, se temos dúvidas é pq monsanto e cia gastam muito dinheiro para encobrir.
Tenho deixado de comprar todos os produtos transgenicos feitos a partir do milho e soja e acho que todos deveriam assim fazer como forma de protesto.
Caros, se ainda provaram ou não que produtos trangênico fazem mal, porque este cabeça dura contesta. O mais racional é que na dúvida melhor não usar pois a séculos e século cutivamos alimentos de forma natural, porque agora precisams deste maldito trangenicos. Foras os tragenicos e quem os apoiam!!!1
José, você está muito equivocado na primeira parte.
Procure estudar a história da aprovação dos OGMs perante a OMS e verás que foi uma manobra suja repleta de corrupção. Relatórios foram destruídos, pessoas (diga-se médicos e pesquisadores que estavam estudando os OGMs) foram ameaçadas.
Se você acha que não faz mal a saúde, ok, vá em frente. Continue confiando a saúde da humanidade às grandes corporações que não passam de máquinas visando o crescimento e o lucro acelerado.
Concirdo com José, vou dar um exemplo: Muitos dos transgénicos são feitos sem capacidade de vingar como sementes, o que geralmente amarra os produtores a comprar sempre as sementes do fabricante. Como e isso? Já aconteceu em areas devastadas pela seca receberem de graça da Monsanto as sementes para plantar. Estas regiões conseguiram se recuperar co a primeira colheita, e tentaram fazer o que fazem geralmente: separar uma parte das sementes colhidas para o replantío. grande foi a surpresa quando perceberam que nada cresceu. E que a terra que tinha recebidos os hervicidas na lavoura anterior não permitía plantar sementes comuns por 2 anos. Resultado final? tiveram que comprar as sementes de Monsanto, e continuam amarrados À empresa por muitos anos mais...
Não existe nenhum evidência (nem de longe) que comer algo transgênico faça mal à saúde. Primeiro é preciso saber que a maioria das plantas são verdadeiros "transgênicos naturais". E mesmo uma planta que não teve modificação humana pode fazer bem ou mal. Afinal, o que importa não é ser transgênico ou não, mas a composição do alimento.
Agora, ao invés de ficar fazendo "terrorismo" assustando a população com esse tipo de história, seria muito mais útil explicar que o verdadeiro problema dos transgênicos está no modelo de comercialização e não no consumo. A maioria das pessoas não se dá conta de que os transgênicos são desenvolvidos especialmente por empresas (assim como os remédios), que após a sua aprovação pelos órgãos reguladores, passam a cobrar royalties dos produtores pela utilização das sementes.
Ou seja, muito em breve, a grande maioria das plantas que consumimos terão DONOS e isso terá consequências graves. Por exemplo, países pobres e com subnutrição não poderão plantar espécies que acabariam com a fome sem ter que pagar caro por isso. E você mesmo, consumidor, que compra um simples tomate no supermercado e depois planta as sementes em casa, poderá ser acusado de PIRATARIA e ser processado! É isso que queremos para o futuro?
quem diz que o alimento transgênico não faz mal ignora ou nunca parou pra pesquisar os estudos publicados mundo afora e principalmente na europa, que tem o mínimo de coerência e respeito a seus cidadões.
em países corruptos que nem o brasil, onde o dinheiro fala mais alto é muito fácil aprovar qualquer tipo de veneno.
ignorância é falta de conhecimento.
onde que um planta mutante como a soja trangênica, que recebe o dna de um animal, de um fungo e de outra variedade de planta vai fazer bem pra consumo humano?