Muito mais além da beleza que a natureza e seus elementos nos proporcionam, ela continua a nos surpreender com descobertas fantásticas e inimagináveis.
Beleza, oxigênio, belas vistas e descobertas incríveis, isso é só o começo do que a natureza é capaz de nos proporcionar, aqui não estão inclusas as inúmeras sensações que esses elementos nos despertam. Prova disso é uma descoberta fabulosa que um músico alemão chamado Bartholomäus Traubeck fez, ele usou de sua genialidade e criatividade para extrair música de uma árvore.
Através da tradução de algoritmos, o músico criou um equipamento que é capaz de traduzir os anéis do tronco de uma árvore em notas de piano e acredite, uma belíssima música foi encontrada. Bartholomäus coloca discos de árvores em uma plataforma giratória similar à de um toca-discos e ao invés de uma simples agulha que lê os sulcos de um disco, possui sensores que juntam informações sobre a cor e a textura da madeira e traduz as variações em notas de um piano. Isso significa que cada árvore possui variações diferentes, o resultado é uma música individualizada para cada tronco, nenhuma som será igual ao de outra árvore.
Esses “discos” de árvores, são na verdade, os cortes feitos nos troncos que formam círculos, os mesmos usados por pesquisadores para descobrir a idade das árvores, as condições ambientais, níveis de chuva, doenças e até mesmo incêndios florestais que ocorreram, os anéis mais claros indicam um crescimento rápido, enquanto os mais escuros indicam o contrário.
O músico reaproveitou árvores encontradas já derrubadas, seja por lenhadores ou que simplesmente caíram por conta de tempestades ou outros fatores naturais, transformando a realidade triste dessas árvores sem vida em inacreditáveis melodias.
Bartholomäus gravou um álbum intitulado “Years”, Anos, em que há músicas traduzidas de pinheiros, freixos, carvalhos, bordos, nogueiras, amieiros e faias.
por: BioRetrô