Um grupo de estudantes da Universidade Rice, de Houston, Texas, desenvolveu uma esponja que tem a incrível capacidade de absorver óleo e não água.
Um novo tipo de esponja, feita com nanotubos de carbono e um pouco de boro. De acordo com os cientistas, o material tem como principal característica repelir a água completamente, enquanto absorve o óleo presente nela. Essa propriedade faz desta super esponja uma arma importantíssima nos casos de desastres ecológicos nos quais ocorrem vazamentos de petróleo em mares e oceanos, por exemplo.
[adrotate banner=”14″]
Apresentar mais de 99% de ar em sua composição, essa esponja possui uma densidade muito baixa, ou seja, podem absorver 100 vezes o seu peso em óleo. O que faz essa esponja ser ainda melhor é que depois que ela absorveu todo o óleo, poderá ser queimada ou comprimida para despejar todo o óleo em um local correto para descarte.
Além disso, essa esponja incrível também conduz eletricidade, o que permite que ela seja controlada através de um ímã. Seria essa a solução para a limpeza da água dos oceanos, quando ocorrem grandes desastres ambientais, como o derrame de petróleo? Esse seria um grande passo para o início de uma solução eficaz.
por: Thamires Rezende