Sabia que o PET foi criado para fazer roupas e não garrafas de bebidas como estamos acostumados a ver? Acompanhe a matéria e saiba mais.
O tão conhecido PET politereftalato de etileno, é um plástico formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol e é muito usado na fabricação de garrafas na indústria de bebidas, mas você sabia que ele não foi criado para isso?
Bom, o PET foi desenvolvido pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. Após a Segunda Grande Guerra, o desabastecimento também afetou a Indústria têxtil da época, ainda baseada em fibras como algodão, linho, lã, entre outras. Assim, as pesquisas que levaram à produção em larga escala do poliéster começaram logo após a Segunda Grande Guerra nos EUA e Europa e baseavam-se nas aplicações têxteis. Então a necessidade era criar alternativas viáveis para as fibras até então usadas, cujos campos estavam destruídos pela guerra. O poliéster apresentou-se como um excelente substituto para o algodão, cuja função cumpre muito bem até hoje, inclusive a partir das garrafas recicladas.
Em 1962, o PET continuou a ser desenvolvido e novas aplicações foram surgindo, como o seu uso na indústria de pneus. Só no início dos anos 70 é que surgiram as primeiras embalagens de PET primeiro nos EUA e depois na Europa.No Brasil ele surgiu em 1988, primeiro na indústria têxtil e só apenas em 1993 que passou a ser usado como embalagens, agora mais do que nunca o PET é utilizado em inúmeros produtos.
por: BioRetrô