Projeto desenvolvido por estudantes de design, pode resolver o problema da poluição do meio ambiente por garrafas PET.

Três estudantes de design industrial de Londres, incentivados e apaixonados pelas técnicas da gastronomia molecular criaram o Ooho, que é um recipiente de água semelhante a uma bolha, que eles dizem ser fácil e barato de fazer, forte, higiênico, biodegradável e comestível, isso mesmo, você pode comê-lo.

Usando uma técnica de “esferificação”, o recipiente retém a água em uma membrana dupla, essa técnica de moldar líquidos em esferas foi pioneira em laboratórios em 1946, e mais recentemente popularizada por chefs do restaurante elBulli, na Espanha. Ele funciona um pouco como uma gema de ovo, que também mantém a sua forma usando uma fina membrana.

Os estudantes decidiram aplicar essa técnica a um dos elementos principais da vida na Terra, a água, criando o projeto Ooho. Trata-se de um composto feito a partir de algas castanhas e cloreto de cálcio cria um gel em torno da água. A membrana dupla protege o interior de forma higiênica e faz com que seja possível colocar rótulos entre as duas camadas, sem qualquer adesivo.

A água é congelada, enquanto o pacote está se formando, sendo assim é possível criar uma esfera maior e manter os ingredientes dentro da membrana, sem que eles sejam misturados com a água.

por: BioRetrô