Na Tailândia, uma iniciativa de uma empresa de arquitetura, a Tyin Tegneture, abrigou dezenas de jovens vitimados pela guerra, construindo um orfanato de bambu.

orfanato-bambu-tailandia-bioretro2

Uma das iniciativas que visam ajudar as pessoas atingias pelas guerras, movidas por questões étnicas e políticas,veio do escritório de arquitetura TYIN tegnestue, que desenvolveu um projeto de orfanato sustentável para as crianças que teriam condições mínimas de ter uma vida digna e confortável.

orfanato-bambu-tailandia-bioretro

O projeto consiste em pequenas habitações individuais que se complementam em ambientes individuais e comuns e tem capacidade para abrigar 24 jovens em um lugar confortável que favorece a socialização e um crescimento saudável. A construção é composta basicamente por bambu, material abundante na região e considerado altamente sustentável.

orfanato-bambu-tailandia-bioretro1

Apelidada como “Casa de borboletas”, as moradias combinam o estilo de arquitetura local e o design sustentável dos arquitetos da TYIN. Cada unidade possui aberturas em todas as fachadas para favorece a ventilação cruzada. Já a malha feita com bambus facilita a entrada de luz, tornando as casas eficientes energeticamente. Para prevenir a umidade e melhorar a vida útil das construções, todas as fundações foram feitas com concreto e a estrutura das casas é elevadas a cima do solo.

por: BioRetrô