Algumas espécies de camaleão são capazes de mudar sua coloração de pele, são espécies que variam de dezenas de cores impressionantes e belas.

camaleao-bioretro-cores1

O camaleão é um réptil muito conhecido da família dos lagartos, existem catalogadas mais de setenta espécies de camaleões, sua cor, dependendo da espécie, varia do marrom ao verde e algumas espécies são listradas. A cor é um recurso importante, porque os camaleões usam essas cores para despistar os predadores.

Os camaleões conseguem mover um olho para cada lugar ao mesmo tempo, se movimentam lentamente para não despertar a atenção de suas presas e predadores. Sua pele é coberta por uma camada de queratina e quando crescem, eles precisam trocá-la. Os camaleões são animais de hábitos diurnos, solitários, sendo que os machos buscam as fêmeas na época do acasalamento e são donos de um comportamento muito agressivo, inclusive com animais da mesma espécie.

camaleao-bioretro-cores3

Os camaleões possuem habitat muito variado (savanas, florestas tropicais, montanhas, estepes e até desertos), gostam de viver sobre as árvores, arbustos e sob folhas secas. Se alimentam, principalmente, de insetos tais como moscas, joaninhas, mariposas, pequenos besouros e gafanhotos. Para pegas estes insetos, eles utilizam um importante recurso: uma língua comprida, elástica e pegajosa.

Adaptado excepcionalmente para a escalada ea caça visual, eles são encontrados em habitats quentes que variam da floresta tropical às condições do deserto – na África, Madagascar e sul da Europa, e em todo o sul da Ásia, na altura do Sri Lanka. Eles também foram introduzidos no Havaí, Califórnia e Flórida, e muitas vezes são mantidos como animais domésticos.

camaleao-bioretro-cores

por: BioRetrô