Biocarvão, um fertilizante capaz de enriquecer o solo e fazer crescer até 144% mais alimentos.

capa-biochar

Segundo a FAO, Organização das Nações Unidas Para a Agricultura e a Alimentação, até o ano de 2050, a humanidade terá cerca de 9 bilhões de habitantes, o que aumentará a demanda por alimentos neste século XXI. Além do aumento da população mundial, a melhora no nível de renda das pessoas também será um fator preponderante nessa crescente demanda.

Em nível da elevação de renda, a população buscará alimentos com mais qualidade e mais sofisticados, porém, viáveis economicamente e provenientes de um ciclo de produção sustentável. Essas questões interferem diretamente no futuro do agronegócio e da consequente produção de alimentos em todo o mundo.

plantas-biocarvão

Pensando nisso uma pequena empresa apelidada de “re: char” desenvolveu uma tecnologia indígena que não só irá ajudar os pequenos agricultores a produzir mais alimentos, mas também ajudar a lidar com alguns reais tribulações. A nova prática de alta tecnologia faz uso do biocarvão, feito utilizando uma prática aquecimento extremo chamado de “pirólise”, para crescer até 144% mais alimentos.

Biocarvão é um material sólido obtido a partir da carbonização de biomassa. O biocarvão pode ser adicionado ao solo com a intenção de melhorar as funções do solo e reduzir as emissões de biomassa que poderiam naturalmente aumentar os gases do efeito estufa. Biocarvão também tem valor de sequestro de carbono apreciável. Estas propriedades são mensuráveis ​​e verificáveis ​​em um esquema de caracterização, ou em uma emissão de protocolo de compensação de carbono.

agricultores-biocarvão

Esta prática tem 2.000 anos de idade, converte resíduos agrícolas em um potenciador do solo que pode conter carbono, aumentar a segurança alimentar e desencorajar o desmatamento. O processo cria um carvão vegetal refinado, altamente poroso que ajuda a reter os nutrientes dos solos e da água.

Usando um forno para transformar resíduos e materiais vegetais em biocarvão ou fertilizantes para melhorar a fertilidade do solo, o novo modo de criação aumenta a produtividade por uma margem enorme quanto a manutenção do meio ambiente, graças às propriedades negativas de carbono. Com esta técnica de agricultura avançada, os agricultores podem cultivar colheitas melhores para ajudar a alimentar mais pessoas em todo o mundo.

por: BioRetrô