Durian apesar de ser apreciada por muitos no leste asiático, foi até proibida de ser consumida em locais públicos por conta do seu cheiro terrível.
Na Ásia, a fruta Durian, é considerada a Rainha das Frutas, pelo seu sabor adocicado, que dizem se parecer com o do maracujá ou da baunilha, e sua textura de pudim.
A Durian é famosa também por seu odor desagradável e fortíssimo (dizem que parece suor misturado com chulé), tanto que é proibido entrar com a fruta em locais públicos, como shoppings, supermercados e hotéis. Nos países asiáticos, como a Tailândia, existem avisos em ônibus, hotéis, restaurante e outros locais, indicando que é proibido carregar a fruta.
[adrotate banner=”14″]
Mas diz-se que após um bom tempo depois que é retirada da árvore, o cheiro da fruta torna-se quase imperceptível. Extrair sua polpa também é difícil e exige técnica: a casca é dura e espinhosa, enquanto que o interior é delicado.
Apesar de sua má fama, a Durian apresenta muitas vitaminas e minerais:
- Possui características semelhantes às da banana e do abacate, por exemplo. Isto é, trata-se de um fruto rico em energia, vitaminas e minerais;
- A polpa macia e a composição de açúcares simples (como a frutose e a sacarose) fazem do durian um alimento de fácil digestão e também capaz de revitalizar o organismo rapidamente. Embora seja bastante calórico, o fruto é desprovido de quaisquer gorduras saturadas e, é claro, colesterol.
- O durian é rico em fibras, o que é ótimo para as pessoas que tem alguma dificuldade com intestino preso;
- Trata-se de uma fruta rica em vitamina C, um antioxidante importante para aumentar a resistência do organismo a agentes infecciosos.
Viu só, as aparências enganam. No caso da Durian, o cheiro engana.
por: BioRetrô
Tem 3 comentários no post
Pow... por que não modificam geneticamente essa fruta pra tirar o cheiro?
Essa é uma boa questão Angel.
Prq perderia a graça, Zé Mané. O barato do durião é esse.