Lingueirão mais conhecido no youtube como Razorfish, depois de virar moda na internet, também fica popular na culinária de alguns países europeus e do Canadá Oriental.
Razorfish é um animal que se tornou popular no youtube, devido a algumas características peculiares, como se enterrar na areia e por possuir uma espécie de tromba, que ao entrar em contato com sal se projeta para fora da areia como se fosse um tubo, conhecido por sua forma retangular alongada, que se assemelha a uma navalha. A “concha de barbear” chega a medir a 23 centímetros de comprimento. A margem dorsal é reta, enquanto a margem ventral é curvo.
Possuem uma casca frágil, com as extremidades abertas. A casca é lisa na cor do lado de fora e esbranquiçada, com manchas marrom-avermelhadas ou arroxeada verticais e horizontais separados por uma linha diagonal. O perióstraco é verde-oliva. A superfície interna é branca com um tom roxo e do pé é branco cremoso com linhas marrons.
O peixe navalha vive sob a areia, usando seu pé poderoso para cavar a uma profundidade segura. Sua atividade de escavação é composta por seis etapas, repetem ciclicamente. Um ciclo de escavação envolve a integração do pé muscular (o que ocupa uma grande parte do corpo), com a abertura e o fecho da válvula e um fim.
O pé é insuflado hidraulicamente, em seguida, chama a casca para baixo e assim cava a areia. O molusco também esguicha água para dentro da areia, retirando areia solta do seu caminho. O pé é pensado para exercer uma pressão de 2 kg e sua presença é revelada por um buraco em forma de fechadura na areia
Durante o verão, que estão em fase de repouso sexual. No inverno e na primavera desovas consecutivas acontecem.
Muitas populações desse animal curioso diminuíram devido à sobrepesca, a espécie está em declínio em muitas áreas, pois é um animal apreciado na culinária.
Essas conchas em forma de navalha são muito sensíveis às perturbações menores, por exemplo, salinidade e temperatura. Eles saem de suas tocas, quando se joga sal ou salmoura nos buracos em que se escondem.
fonte:BioRetrô
Tem 85 comentários no post
Acho que se o ligueirão estiver em grande quantidade acho q pode provar do aperitivo agora, se este animal estiver em risco de extinsão então vamos parar e pensar um pouco em nossos pensamentos e ideias que se deve preservar essa especie, porque depois que acaba meu amigo já era vai comer vento. O mundo, a natureza em um equilibrio isso sendo o animal irracional, agora o ser humano racional e inteligente e esta destruindo e desequilibrando tudo em vez de se controlar as coisas com isso todo mundo da ta ferrado. E outra falar que tem que acabar com tudo e é isso mesmo ou que tem que acabar pq quando tudo tiver zuado eu vou estar morto. Te digo uma coisa, CUIDADO: primeiro voce nao gostaria que outros acabassem com coisas que vc gosta certo? Então por que vc tem que acabar com as coisas existentes da natureza heih? E outra quem pensa que quando tiver tudo acabado e vc vai estar morto, digo de novo, CUIDADO! Você nao sabe o dia de amanhã, amanhã pode acontecer coisas e coisas ruins pra sua vida. Todos devem pensar no proximo assim como você gosta de que pensem em você quando tem aquele frango que todo mundo pega pra comer e vc espera alguem pensar em você e te deixar um pedaço tbm! Pense nisso.
Bando de retardado de merda falando coitadinho do bicho, ele é para comer suas antas. A vaca tbm ta quietinha no pasto e vcs comem carne dela, assim como do peixe de de muitos outros, olha nao tem o que falar entao cala a merda da boca. Vai a merda!
Vamos começar a treinar jente, os sábios dizem que a comida do futuro vai ser gafanhotos e outros insetos, kkkk.
Que não terá alimentação pra toda população mundial, está aí uma boa pedida ! Tomara que ainda haja cervejas, pqp ! Hj tô inspirado.
Assim, em minha opinião acho que as pessoas não deveriam fazer isso. Elas estão torturando esses animais, apesar que daria um ótimo aperitivo !!
Assim acho que essas pessoas que fazem isso deveriam parar de fazer, ainda mais se for um bicho raro, para preservação deles .
o esquema é a humanidade desaparecer ai pronto, nenhum animal sofre mais :)
TEM UM VIDEO DO YOUTUBE FALANDO QUE MERDA E BOA PARA COMER PQ VCS NÃO VÃO COMER MERDA AO INVES DE COMER ESTA LEMINHA NOJENTA E COLOCAR ELAEM EXTINSÃO.
Vai rola uma cervejinha aqui em casa e como de costume um lingueirao como petisco partiu??!
Veganos, vegetarianos e afins, deixem-nos, carnívoros, em paz, por favor. Se vcs não gostam de carne e amam comer seus matinhos, empanturram-se! Êta discursinho chinfrim, chatinho e para boi dormir. As lanças e flechas que os nossos antepassados usavam não eram para caçar brócolis, que aliás adoro para acompanhar um bom assado de carneiro.
Deixa de besteira, nesse mundo quem nao come no outro sera comido. Kkkkkkk
Povo, se eu me lembre bem deus criou os animais para se reproduzirem e encher a terra de filhotes ele fez a mesma coisa com a gente, o ser humano ele não mata para comer e sim por prazer a variedades de frutas que saciam a fome legumes que fortalecem as proteínas que tem na carente de qualquer animal pode sr substituída por, trigo, nos primeiros tempo o corpo sente depois acostuma, então essa negocio de matar por fome é mentira mata por prazer, sim.
Interessante como tem algumas pessoas que fizeram comentários negativos quanto ao fato de se alimentar o Peixe Navalha, mais conhecido como Lingueirão. Analiso como pura hipocrisia ou burrice cavalar, tendo em vista que tantos outros animais são abatidos como necessidades alimentares. Caso alguém queira dizer que são vegetarianos, lembro-lhes que na biologia as plantas são seres vivos pluricelulares e organizados que apresentam diferentes tecidos na sua composição. Portanto, se quiserem dizer que não se alimentam da vida do reino animal ou vegetal, indico-lhes o caminho dos estábulos para descanso e refutar os atuais pensamentos, de forma que possam conseguir sair do transe em que se encontram e voltar ao normal dentro desta sociedade que vivemos.
Conforme dizia Ibrahim Sued::‘"Ademã, que eu vou em frente’"
"‘sorry, periferia’"