Maior Usina solar da América Latina, poderá gerar em torno de 340 GWh por ano, começa a ser implantada em Bom Jesus da Lapa na Bahia.
A implantação de uma usina solar na Bahia é a prova de que o Brasil tem potencial energético não só vindo das águas, mas também de fontes renováveis como o sol.
Uma vez essa usina construída e em funcionamento, poderá gerar algo em torno de 340 GWh por ano, o que evitará a geração de estimadas 102,000 toneladas de CO2 para a atmosfera. Esse é o segundo maior projeto de energia solar da empresa Enel Green Power no Brasil, perdendo somente para o Horizonte MP de Tabocas do Brejo Velho, também na Bahia.
As alternativas energéticas renováveis são muitas, porém ainda nos dias de hoje o Brasil utiliza apenas 1% da energia vinda de fontes renováveis e encontra-se na 10ª posição no ranking de países que mais utilizam energia solar, atrás de países como China, Israel e Estados Unidos.
Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas, termelétricas e por último, usinas nucleares. Infelizmente a principal obtenção de energia no Brasil vem de fontes não renováveis.
Sabe-se que o MME, Ministério de Minas e Energia afirmou que até 2030, 100 Bi em energia solar será investido, incentivando 2,7 milhões de casas, comércios, indústrias e unidades agrícolas a instalarem painéis solares para gerar 48 milhões de megawatts/hora (MWh) por ano. O que vai equivaler à metade do que a usina hidrelétrica de Itaipu gera anualmente.
por: BioRetrô