Uma alternativa de combustível ecológico que utiliza a borra do café como produto.
Pesquisadores da Universidade de Bath na Inglaterra, desenvolveram um método de transformar borras de café em biodiesel, reciclando o resto dessa bebida saborosa tão comum, apreciada no mundo todo.
Os cientistas descobriram que, mergulhando a borra em óleos solventes, pode-se extrair o biodiesel. O estudo analisou 20 tipos diferentes de café de todo o mundo e em ambas as formas dele, seja com cafeína ou descafeinado, a diferença em cada tipo foi muito pouca, o que possibilitou o mesmo processo de fabricação de combustível.
O mesmo método pode ser usado também com grãos frescos que são desperdiçados durante o processo de produção de café. Os pesquisadores dizem que cerca de 8 milhões de toneladas de terras utilizadas são produzidas por lojas de café a cada ano, imagine a quantidade de borra que pode ser usada para extrair o óleo vegetal que dará origem ao biocombustível.
De acordo com os resultados do estudo realizado nos EUA, se cada loja de café, reciclar seus resíduos, cada empresa poderá produzir mais de 5000 litros de biodiesel por dia.
por: BioRetrô