Um plástico obtido de forma natural que diminui a poluição ao meio ambiente.

Não é de hoje que o plástico é usado na rotina das casas e das indústrias, servindo como copinhos para o café, recipientes para alimentos, sacolas e infinitos usos para este tipo de material que ao mesmo tempo que nos ajuda, tornando a nossa vida mais prática polui imensamente o meio ambiente.

O grande problema desse material é o seu tempo de decomposição, que dura cerca de 500 a 1000 anos para ser decomposto. Mas e se houvesse uma alternativa que pudesse ser consumida pela natureza em apenas 10 dias? Essa é a proposta do Ecoplas, um plástico feito com mandioca.

Criado por uma empresa da Indonésia a Tinta Marta, o plástico biodegradável usa como base a mandioca e, embora seja um pouco mais caro do que o comum, traz bem menos danos ao meio ambiente.

O Diretor da empresa desde 2000, Sugianto Tandio percebeu que, apesar de facilitar a vida de tanta gente com seu plástico, usado basicamente para a fabricação de sacolas, ele tinha uma grande parcela de culpa quando o assunto eram os danos do homem à natureza. Tandio, ex-funcionário da 3M, empresa mundialmente conhecida por seu potencial inovador, decidiu estudar e aplicar parte dos lucros da Tinta Marta em pesquisa: ele queria desenvolver um plástico biodegradável.

Após anos de pesquisa originou-se a Ecoplas, um plástico biodegradável que já é usado por algumas empresas da Ásia e dos EUA, além dos benefícios que este plástico traz à natureza, os agricultores indonésios também são beneficiados, já que serão fornecedores de países interessados nas causas ambientais.

por: BioRetrô