Contra o desperdício, uma empresa através do uso da tecnologia, encontrou uma simples solução para nos ajudar em algo comum que todos nós precisamos.

Está no fim do shampoo ou condicionador e você esqueceu de comprar um novo, o que muitos fazem é colocar um pouquinho de água dentro da embalagem para fazer com que o resto do produto saia do frasco. Outras vezes nós simplesmente estamos com pressa e acabamos não usando todo o produto, o que gera grande desperdício. Essas situações são bastantes comuns a todos nós, mas o que não pode ser comum é o desperdício.

Com a finalidade de acabar de vez com esse desperdício e tornar a hora do banho mais prática, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio Bharat Bhushan e Philip S. Brown descrevem um novo revestimento de superfície que permite que os líquidos pegajosas como shampoo, condicionador e óleos deslizem facilmente para fora de sua embalagem. Isso significa que você nunca terá que guardar o seu frasco de shampoo de cabeça para baixo novamente.

É importante ressaltar que este revestimento para superfícies funciona com polipropileno, um plástico comum que é usado para embalar alimentos e outros produtos de consumo.

Os cientistas explicam que para criar uma superfície nova altamente  repelente, tiveram que fabricar um revestimento com um nível exigido de rugosidade. Tal como a superfície de uma folha de lótus, este material escorregadio foi capaz de produzir pequenas bolsas de ar entre a superfície e o produto.

Isto foi realizado através de pulverização de uma pequena quantidade de nanopartículas de sílica solvente e ultra finas para o interior da garrafa. Quando sabão ou óleo entram em contato com um revestimento incorporado com estas nanopartículas, suas moléculas não conseguem se fixar. A superfície acaba criando bolsões de ar, que por sua vez fornece repelência líquida. Então, ao invés de se espalhar na superfície, as gotas formam esferas e deslizam para fora.

Eventualmente, garrafas equipadas com este revestimento super escorregadio poderiam começar a aparecer nas prateleiras das lojas. Mas os pesquisadores terão que resolver uma grande limitação antes de prosseguir: o efeito se dissipa lentamente ao longo do tempo. Sendo assim surge um novo desafio, eles terão que encontrar uma maneira de fazer este efeito durar mais tempo.

por: BioRetrô