JARDIM VERTICAL DE GARRAFAS PET

Escrito por BioRetrô. Postado em BioAção

Published on março 02, 2013 with 6 Comentários

A falta de espaço e paciência não é mais desculpa para você não criar um jardim espetacular, reaproveitando garrafas PET.

Muitas pessoas não tem muito espaço e nem muitas alternativas para se fazer um jardim, pensando nisso e o que é mais importante, usando garrafas de refrigerante, teremos um resultado incrível, ecológico e muito fácil de se cuidar.

garrafas

O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, foi o criador do projeto, Horta Vertical feita com garrafas PET.

Ao instalar a horta vertical, prefira um local bem iluminado: próximo a janela ou a varanda do apartamento ou no caso de uma casa, prefira um muro bem amplo e iluminado. A terra deverá ser preparada com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio e as plantas escolhidas deverão ser aquelas com raízes mais curtas.

uma

Para você fazer é muito fácil, confira abaixo o que você irá precisar para construir um jardim vertical:

  • garrafas PET de dois litros (vazias e limpas);
  • tesoura;
  • corda de varal;
  • cordoalha (cabos de arame de aço);
  • barbante ou arame;
  • 2 arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); e
  • terra e muda de planta.

Importante: Dê preferência a plantas de raízes curtas como: Alface, coentro, hortelã, tomate-cereja, pimentas, cebolinha, alface e morango, elas se adaptam melhor ao tipo de recipiente e se desenvolvem com mais facilidade.

fazer

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte.

Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.

muro

Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.

Fonte: A.T

6 Comentários

Existe atualmente 6 Comentários on JARDIM VERTICAL DE GARRAFAS PET. Você pode gostar de add Sua preferência?

  1. Gostei muito do jardim.

  2. Obrigada Risaldo! Esse jardim é uma ótima opção para quem não tem muito tempo ou espaço em casa.

  3. Como se prende as garrafas pet na parede, gosto muito de jardim mas na minha casa nao tem nada de terra.

  4. adorei essa ideia vou fazer na mminha casa.

  5. Amei essa idéia, tenho um paredão em casa e basta eu
    Ter um tempo vou fazer essa arte. Parabéns

  6. Obrigada Zenilda! Além de reciclar, você cria um espaço diferente e ecológico.

Leave a Comment