Cientistas criaram uma forma de solidificar o dióxido de carbono do efeito estufa, em pedra.

Um experimento conhecido como soluções de sequestro e conservação de carbono foi testado por cientistas na Islândia fez com que despertasse a possibilidade de conversão do dióxido de carbono em uma espécie de rocha. A experiência consistiu em injetar gás carbônico e água no interior de rochas vulcânicas, o que resultou em um sólido estável, com consistência de giz.

  • A descoberta
    Outra descoberta importante foi a velocidade com que esse mesmo processo fez com 220 toneladas de dióxido de carbono, que em menos de dois anos 95% desse gás havia sido convertido em pedra calcária.

Exemplo de captura e armazenamento de carbono:

Através de técnicas com o carbono-14, os cientistas puderam verificar que nenhum vazamento do gás de volta à superfície foi detectado.

Os cientistas afirmaram que isso significa a possibilidade de bombear grandes quantidades de CO2 e armazená-lo de maneira bem segura e em um curto período de tempo.

Essa pode ser a solução definitiva para conter a grande quantidade de CO2 emitido pela queima de combustíveis fósseis que causam o aumento da temperatura do planeta, através do efeito estufa.

por: BioRetrô